Os filtros de sonhos definitivamente estão na moda. É possível encontrá-los em quase todas as lojas de artigos esotéricos. E, embora o nome, filtro de sonhos (ou dream catcher, em inglês) ou como diria Thainara minha amiga "caça sonhos", já seja bem sugestivo, nem todo mundo sabe exatamente para que servem estes belos objetos redondos, enfeitados de penas e de contas.
Eu tenho um que eu trouxe de Salvador e fica aqui no meu quarto, direcionado para a janela (vocês vão entender o porque tudo isso ao longo do post) e sempre que alguém vem aqui em casa, vê e pergunta, então resolvi que iria falar um pouco dele aqui, porque tem muita gente que não conhece o real significado dele.
O dream catcher foi criado pelos índios americanos, exatamente com os índios Ojibwe. O que para nós não tem muita importância para eles os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe. Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalha por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.
Quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós e existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers.
Por isso que dizem que devemos deixar o filtro do sonhos em cima da nossa cama em direção a janela..Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos e uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida.
Informações extraídas do site Spiritual Network
Nenhum comentário:
Postar um comentário